Diagnóstico precoce da Cardiopatia congênita é tema de conscientização em Juiz de Fora
sexta-feira, 14 de junho de 2013Maria Paula tem um ano e já enfrentou a mesa de cirurgia. Aos dois meses de idade os médicos descobriram que ela tinha cardiopatia congênita. “Antes de fazer a cirurgia, ela não desenvolvia. Ela não alimentava, ela não tinha o crescimento adequado.Depois que ela operou, aí sim, ela começou a desenvolver”, contou a mãe, Marciléia de Campos Teixeira.
A doença é causada pela má formação do coração do bebê. Nesses casos, o diagnóstico precoce é muito importante: evita que a doença se agrave e aumenta a qualidade de vida da criança, como explica a cardiologista pediátrica Sarah Guedes: “É um coraçãozinho grande, então ele volta ao seu tamanho normal. A gente não pode deixar passar o tempo da cirurgia, porque se a gente diagnostica e trata cirurgicamente mais cedo, melhor o resultado. A criança brinca melhor, vive melhor futuramente”.
De acordo com dados da Associação de Apoio à Criança Cardiopata Pequenos Corações, cerca de 23 mil crianças necessitam de cirurgia cardíaca no Brasil todos os anos. E o tratamento é fundamental. “Deve ser feita a avaliação pelo médico cardiologista, porque pode ser clínico com medicações e acompanhamento clínico ou cirúrgico. Uma boa parte deles vai para tratamento cirúrgico para corrigir aquele defeitinho que nasceu”, disse Sarah Guedes.
Em Juiz de Fora, crianças de todas as idades aferiram pressão, ganharam balões, salada de frutas. Os doutores do amor participaram da ação. Algumas crianças nem sabiam o que estavam fazendo. É o caso da Alice, de apenas um mês de idade. Mas a mãe, Alessandra Rodrigues Oliveira, fez questão de participar. “Tirando a preocupação da gente, né? Porque a gente não sabe e ela é muito novinha. Eu achei muito interessante porque eu nem sabia que podia tirar a pressão dela tão novinha assim”.
Fonte: Megaminas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Inscrições abertas para a Meia Maratona de Juiz de Fora
- Eventos já celebram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Juiz de Fora
- Inscrições abertas para a segunda Oficina de Teatro dos Médicos do Barulho em Juiz de Fora
- Inscrições abertas para Copa Juiz de Fora de Downhill
- Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora acontece no dia 17 de maio