Consumidor deve ficar atento ao contratar serviços autônomos, diz especialista de Juiz de Fora
quinta-feira, 11 de abril de 2013O Procon de Juiz de Fora divulgou na terça-feira (9) a lista dos fornecedores com maior número de reclamações no ano passado.
Foram 6.164 reclamações. Os assuntos financeiros lideram a lista com mais de 31% do total. Em seguida, a área de produtos, com pouco mais de 26% por cento. Em terceiro lugar, o setor de serviços essenciais, com quase 21% das reclamações.
A empresa com maior número de queixas foi a Oi, com 1.065 atendimentos, seguida da BV Financeira, com 235 reclamações. E logo depois vem a Claro, com 200 queixas.
São prestadores de serviço desagradando vários consumidores. E as pessoas que contratam serviços na cidade de Juiz de Fora e pensam apenas no preço, devem ficar atentas. Principalmente nos trabalhos informais, os bicos.
Há cerca de um ano, a escritora Sônia Mara resolveu instalar um box no banheiro de casa, mas desde então o serviço virou uma dor de cabeça. A porta foi instalada desalinhada e um dos vidros tem a beirada quebrada. Ela só percebeu os problemas um dia depois do serviço ter sido executado.
O trabalho não foi feito por uma empresa especializada, mas por profissionais autônomos.
Sônia ainda não conseguiu resolver a situação, mas levou o caso para a justiça. Difícil está sendo conseguir provar a relação de consumo.
Reclamações como esta são comuns no Procon de Juiz de Fora, embora não haja um levantamento específico. Porém, a maioria das reclamações é motivada por serviços mal executados ou feitos pela metade.
Para evitar situações como esta, a principal orientação de especialistas é procurar sempre uma empresa idônea, sedimentada no mercado. No entanto, no caso de a diferença de orçamento ser grande e a opção do prestador de serviço autônomo ser mais vantajosa, a referência é fundamental.
Fonte: Mega Minas