Centro de Referência Imunobiológica está em funcionamento em Juiz de Fora
quinta-feira, 25 de abril de 2013Já está funcionando em Juiz de Fora o primeiro Centro de Referência Imunobiológica da região. Na unidade há vacinas, soros e outros medicamentos especiais, que não são encontrados em postos comuns de saúde na cidade de Juiz de Fora. Pacientes de outras cidades da zona da mata também serão atendidos no local.
O Nícolas já tomou quase todas as vacinas previstas no calendário. Porém, uma das doses precisou ser um tipo especial, para crianças com alergia.
A unidade de referência imunobiológica funciona justamente para isto. Um centro com medicamentos, que não fazem parte da imunização de rotina das pessoas, normalmente para quem tem doenças crônicas ou são alérgicas.
O aposentado Bernardino Ferreira, faz parte do programa de hipertensão e diabetes. Foi um dos estreantes do centro.
A temperatura do estoque precisa ser monitorada. Há oito tipos de vacinas especiais, além das imunoglobolinas, que são um tipo de proteção imediata.
Para ser medicado, o paciente precisa ter um encaminhamento médico e agendar por telefone o atendimento no centro. Para ter um controle, os funcionários usam um sistema na internet com o cadastro de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Juiz de Fora e região já são mais de nove mil pessoas.
De acordo com a subsecretária de vigilância e saúde de Juiz de Fora (Estado de MG), antes o pedido de medicamento era feito para Belo Horizonte. Os pacientes precisavam esperar por cerca de 40 dias. Agora a situação será bem diferente.
O telefone para agendar atendimento no centro de referência imunobiológica é o (32) 4009-5218.
Fonte: Mega Minas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Reajuste da tarifa de táxi em Juiz de Fora deve entrar em vigor em maio
- Prefeitura oferece quatro novos cursos profissionalizantes em Juiz de Fora
- Exposição Mosaicos abre edição 2013 do Arte em Trânsito em Juiz de Fora
- Número de pessoas cadastradas para doar medula óssea em Juiz de Fora é insuficiente
- Projeto promove encontro de crianças no museu de Juiz de Fora