Campanha incentiva fumantes a largarem o vício em Juiz de Fora
sexta-feira, 31 de maio de 2013Segundo o Ministério da Saúde, um em cada 10 adultos no mundo morrem devido aos problemas causados pelo uso de cigarro. No Brasil, são 25 milhões de fumantes. Porém, com ajuda especializada e força de vontade é possível deixar o vício.
O cigarro está ficando para trás. Há seis meses a auxiliar de enfermagem Nathália está longe do vício. Ela fumou por 20 anos e só conseguiu parar depois de procurar ajuda de profissionais especializados. Ela faz parte de um grupo no Hospital Universitário da Universidade Federal de guia Juiz de Fora (UFJF). Tem a ajuda de vários especialistas, como a assistente social, Ana Lúcia.
No Hospital Universitário é realizada desde o início do ano uma campanha com o tema ‘Por uma vida melhor sem cigarro’. O objetivo é tornar a instituição 100% livre do tabaco. O programa, que tem duração de um ano, conta com atividades de reuniões de grupo de fumantes três vezes por semana. Também são realizadas orientações para que os pacientes internados ali parem de fumar.
Dados da secretaria de saúde na cidade de Juiz de Fora revelam que 56 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão esse ano. Uma das principais causas é o uso do tabaco. O assunto preocupa especialistas, porque o tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, que hoje mata cerca de cinco milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 200 mil só no Brasil. Gente que vai ter aumentado o risco de morte por doenças vasculares e pulmonares.
Para lembrar a data, que é na sexta-feira (31), técnicos do serviço de controle, prevenção e tratamento do tabagismo montaram um estande no Pam Marechal, no centro de Juiz de Fora. No local eles estão trocando um maço de cigarros por um boné ou um cigarro por um pacote de balas.
O aposentado Carlos Roberto Schaffer quer parar de fumar e, por isso, fez a troca. Boa vontade é o primeiro passo. Agora é preciso ter iniciativa.
No fim fica o alerta sobre os perigos e malefícios do cigarro. Um hábito de cada vez menos pessoas, mas que ainda aflige muita gente.
Fonte: Megaminas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Abertas inscrições para programação da Semana do Consumidor 2013 em Juiz de Fora
- Anunciada a construção de um novo shopping em Juiz de Fora
- Bloco Domésticas de Luxo inicia ensaios em Juiz de Fora
- Abertas inscrições para o sétimo Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora
- Projeto Sessão Cidadão exibe Crô – o filme em Juiz de Fora