Projeto realiza castração de cães abandonados nas ruas de Juiz de Fora
terça-feira, 9 de abril de 2013A crescente população de cães abandonados nas ruas é considerada um problema de saúde pública. Por isso, em Juiz de Fora, um projeto realiza a castração dos animais.
Como a superpopulação de animais abandonados pode se tornar um problema de saúde pública, os trabalhos do programa de castração de animais foram retomados. Nesta nova fase o serviço na cidade de Juiz de Fora terá como prioridade as cadelas. O valor repassado às três clínicas conveniadas é de R$95 por castração.
A campanha foi criada em março do ano passado. A previsão era atender sete mil animais, mas somente 385 animais foram castrados. E a fila de espera também é grande: hoje são 800 animais inscritos no ‘Disque Cão’ aguardando o serviço.
Em Juiz de Fora a estimativa da Secretaria de Saúde é de que a população canina chegue a 80 mil animais. Na Sociedade Protetora dos Animais são 300. O local, que fica na BR-040, já comporta muito mais animais do que deveria. A presidente da sociedade, Maria Elisa de Souza, explica que muitas famílias não têm condições de arcar com crias de animais domésticos e acabam abandonando. Um problema social e até de saúde. A saída é a castração. No entanto, muitos não têm informação ou até não possuem condições de arcar com uma castração particular. No abrigo, 60 fêmeas estão em condições de serem castradas para depois irem à doação.
O serviço de atendimento telefônico ‘Disque Cão’ é feito pelo 199, entre 08h e 18h. Além de informações sobre o animal, é preciso informar os dados do proprietário ou responsável, como nome, idade, endereço, documento de identidade, e-mail e telefone e condição socioeconômica.
Fonte: Mega Minas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Produtos sem glúten podem custar até 200 por cento a mais que os comuns em Juiz de Fora
- ExpoFeira Agropecuária de Juiz de Fora acontecerá em outubro
- Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas para professores
- Vagas abertas para vozes masculinas no Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora
- Projeto Sessão Cidadão exibe Crô – o filme em Juiz de Fora